Caiu o pano sobre a 5ª jornada da Liga Placard e chegou o momento de olhar em retrospetiva para o caminho já percorrido pela nossa União, todos os resultados e estatísticas. Com quatro vitórias e um desaire, a nossa Oliveirense ocupa a terceira posição da tabela, a um ponto da liderança.
A caminhada rumo ao nosso objetivo iniciou-se na Arena de Ovar com um triunfo de 49-91. A bancada destinada aos nossos adeptos voltou a pintar-se de azul e vermelho, de ambição e garra. Nessa partida destacaram-se Marc-Eddy Norelia (18 pts, 11 res, 4 as), André Bessa (15 pts, 1 as) e Shonn Miller (19 pts, 4 res, 1 as). Marc-Eddy foi a estrela maior da abertura do campeonato e, assim, integrou o cinco ideal e foi distinguido pela FPB como MVP da jornada.
Na estreia oficial no nosso Palco dos Sonhos, a nossa equipa recebeu e somou nova vitória, frente ao Maia Basket Clube, por 74-63. Num jogo que evidenciou a margem de progresso da nossa equipa, o triunfo foi garantido no último parcial. O nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado, quatro meses depois, voltou a compor-se para o espetáculo que é o nosso basquetebol, numa noite com o patrocínio do nosso parceiro Ginasius.
No nosso pavilhão sobressaíram Marc-Eddy Norelia (25 pts, 9 res, 1 as), João Guerreiro (11 pts, 8 res, 2 as) e José Barbosa (10 pts, 3 res, 7 as). Uma vez mais, o nosso dorsal número 25 voltou a marcar presença no cinco ideal da jornada.
O regresso a Lisboa ficou marcado pela demonstração de resiliência e garra da nossa Oliveirense. Face ao SL Benfica, e com um plantel reduzido a 10 elementos onde apenas 8 atletas estavam aptos a jogar, a nossa União nunca desistiu de procurar o triunfo. Numa partida marcada por alguns reencontros, o marcador acabou por sorrir à formação lisboeta (77-67).
Numa batalha que se intensificou à passagem dos minutos, e onde sempre ecoou o apoio à nossa equipa, importa frisar a exibição dos nossos atletas Marc-Eddy Norelia (35 pts, 11 res, 2 as), José Barbosa (2 pts, 4 res, 11 as) e Shonn Miller (5 pts, 10 res, 2 as). O nosso capitão, José Barbosa, foi distinguido como líder das assistências da jornada. Uma vez mais, o nosso atleta Marc-Eddy Norelia conquistou o estatuto de MVP da jornada e um lugar no cinco ideal.
No regresso ao nosso ‘court’, e já com Duda Sanadze equipado a rigor, a nossa União venceu o SC Lusitânia (92-70). Num duelo onde importou saber gerir o esforço, mas nunca descansar à sombra da vantagem, o triunfo foi olhado como importante para olhar os desafios seguintes. O regresso ao trilho vitorioso foi valorizado pelo fair-play e competividade da formação açoriana e pela animação nas bancadas.
Destaque na terceira vitória da nossa Oliveirense para o nosso atleta Shonn Miller (18 pts, 12 res, 2 as), José Barbosa (5 pts, 4 res, 10 as) e Marc-Eddy Norelia (24 pts, 8 res, 4 as). O nosso capitão voltou a ser distinguido como atleta com mais assistências realizadas. Por sua vez, os nossos atletas Marc-Eddy Norelia e Shonn Miller foram selecionados para o cinco ideal da jornada.
Por fim, na quinta jornada, a nossa Oliveirense visitou o reduto do CP Esgueira, num jogo de muita emoção e batalha pelo triunfo. No “caldeirão” completamente cheio, os nossos adeptos ajudaram a embalar os nossos atletas para a vitória, que ficou confirmada no último parcial, depois de a formação anfitriã ter conseguido a dianteira do marcador. A conquista maioritária de ressaltos e os pontos, doze no total, que vieram do banco, foram determinantes na conquista do quarto triunfo no campeonato.
No “caldeirão” destacaram-se os nossos atletas Marc-Eddy Norelia (23 pts, 8 res, 1 as), MVP do encontro, e o nosso atleta Aron Nwankwo (16 pts, 7 res, 1 as).
Ao fim destas primeiras jornadas, os nossos atletas Marc-Eddy Norelia e José Barbosa incorporam o 5 ideal em várias frentes do jogo. O nosso atleta haitiano/americano lidera a média de pontos de valorização MVP (31.5), os pontos marcados por jogo (25) e ocupa o 5º posto na conquista de ressaltos defensivos por jogo (5). Por sua vez, o nosso capitão lidera a média de assistências por jogo (7) e ocupa o 5º lugar na percentagem de acerto em lances livres (94%). Todas as estatísticas estão disponíveis no site da FPB.
O recorde de pontos numa partida e a maior valorização num jogo do campeonato até ao momento são detidos pelo nosso Marc-Eddy Norelia (35). O recorde de assistências, por sua vez, pertence ao nosso capitão José Barbosa (11).
No balanço de cinco jornadas disputadas para o campeonato, somamos quatro vitórias e uma derrota. Assim, a nossa equipa ocupa a 4ª posição na tabela classificativa, em igualdade pontual com o SL Benfica e o Sporting CP e apenas a um ponto da liderança. Nas próximas cinco jornadas, a nossa União disputará três partidas no nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado, frente ao Vitória SC, CAB Madeira e FC Porto. Fora de portas, a nossa equipa vai visitar o Barreirense e o Sporting CP.
O caminho é feito em União e juntos continuamos a trilhar o nosso caminho, rumo aos nossos objetivos. Unidos vamos vencer e crescer com as lições que as adversidades nos fazem absorver.
Caminhamos Juntos, Vencemos Juntos. Somos União!