A nossa Oliveirense tornou-se esta segunda-feira, dia 17 de junho, bicampeã nacional, depois de vencer o SL Benfica no jogo 4, no Pavilhão Fidelidade. Com as bancadas destinadas aos nosso adeptos cheias, o apoio fez-se sentir durante toda a partida.
A partida contou com transmissão na RTP2.
O seguinte texto é uma citação do jornal Público.
Com uma defesa agressiva e uma maior capacidade de variar as acções ofensivas, o campeão em título chegou rapidamente a um parcial de 0-9, com Eric Coleman em alta junto da tabela benfiquista e James Ellisor (que acabou eleito como o MVP da final) em bom plano na organização. O Benfica só conseguiu reagir já perto do final, depois da troca de bases (saiu Cantero, entrou Miguel Maria), e fechou o primeiro quarto a perder por 23-28.
Capaz de anular o jogo exterior do rival, a Oliveirense continuou confortável no jogo e até aumentou a vantagem no segundo parcial. Com Travante Williams decisivo nos lançamentos longos, enquanto do lado contrário José Silva esteve longe da eficácia habitual, os visitantes chegaram ao intervalo a ganhar por 41-53.
A melhor reacção do Benfica ficou guardada para a primeira metade do terceiro período. Com uma entrada intensa, defendendo de forma mais agressiva, os “encarnados” anotaram dez pontos sem resposta e reduziram para 51-53, antes de a Oliveirense recuperar as rédeas do encontro. Thomas De Thaey, no último lance, encerrou o parcial com um triplo que deixou os visitantes confortáveis para a derradeira etapa (59-71).
E foi um Benfica já desnorteado, perdido em acções individuais e a somar ‘turnovers’ aquele que reentrou em campo para os 10 minutos finais. Aproveitou a Oliveirense, pela mão quente de Travante Williams (terminou com 31 pontos) e pela capacidade de José Barbosa de gerir os ritmos do jogo, para descolar no marcador e vencer o último encontro da época com uma margem improvável (72-97).
Este segundo título no escalão máximo do basquetebol nacional coloca a Oliveirense a par de Barreirense, Belenenses e Queluz no lote das equipas que ganharam o campeonato por duas vezes. Numa época em que conquistou também a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos, este terceiro troféu vem validar um projecto desportivo sólido.
No final da partida, entre festejos, o nosso ‘coach’, professor Norberto Alves, garantiu: “Sempre acreditei nestes rapazes. O próximo ano vai ser fantástico, vamos ter os três grandes no campeonato e o bicampeão, que é a Oliveirense”. Na sala de conferência de imprensa, o nosso ‘coach’ lembrou que “somos uma equipa coesa, e que por vezes o que pode parecer falta de centímetros ou de grandes nomes, se trabalharmos em equipa tudo se torna mais fácil”.
Evolução do marcador:
- 1º Quarto: SL Benfica 23-28 UD Oliveirense
- 2º Quarto: SL Benfica 18-25 UD Oliveirense
- 3º Quarto: SL Benfica 18-18 UD Oliveirense
- 4º Quarto: SL Benfica 13-26 UD Oliveirense
- Resultado Final: SL Benfica 72-97 UD Oliveirense
O nosso atleta Travante Williams foi o melhor atleta neste jogo 4, com 31 pontos efetuados, 6 ressaltos ganhos e três assistências concretizadas. Todas as estatísticas da partida para consultar no site da FIBA e da FPB.
- Atleta / Pts / RES / AS
- Williams /31 / 6 / 3
- Coleman / 15 / 8 / 0
- André Bessa / 0 / 2 / 2
- Barbosa / 10 / 5 / 4
- João Guerreiro / 5 / 1 / 0
- F. Albergaria / 0 / 0 / 0
- Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
- Rui França / 0 / 0 / 0
- T. De Thaey / 13 / 4 / 6
- João Balseiro / 4 / 1 / 0
- James Ellisor / 15 / 3 / 3
- Marko Loncovic / 4 / 1 / 0
Por sua vez, o nosso atleta James Ellisor conquistou o prémio MVP da final. Todos os dados das partidas frente ao Benfica nesta série aqui.
A festa arrancou na capital e, em simultâneo, na nossa cidade. Pelas 2h da madrugada, os nossos bicampeões subiram ao palco para deixar algumas palavras de agradecimento a todos nossos adeptos que os esperaram e apoiaram ao longo de toda a época.
Este bicampeonato encerra uma época de muito trabalho e sucesso. Além da revalidação do título, a nossa União conquistou a Supertaça e a Taça dos Hugo Santos. Toda a temporada pode ser revista, ao pormenor, no nosso site.
Obrigados a todos os nossos adeptos pelo apoio e fibra oliveirense mostrado ao longo de todo o ano. Mais do que um clube, somos uma verdadeira família. Vencemos Juntos, Conquistamos Juntos. Somos União, Somos Bicampeões!