A nossa Oliveirense regressou este domingo ao nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado para a partida com o FC Porto. Na antecâmara do encontro, os nossos atletas João Balseiro e Derrick Colter lançaram os dados do espetáculo.
Numa partida que contou com transmissão na FPBTV, a equipa visitante começou por assumir a dianteira no marcador. A resposta da nossa Oliveirense permitiu encurtar distâncias, ainda que o adversário fosse mais eficaz desde o primeiro quarto. Neste parcial (16-18), cuja contagem foi encerrada com “bomba” do nosso atleta João Guerreiro, a nossa União foi superior no capítulo dos ressaltos (9).
O segundo quarto manteve a toada do anterior, até chegar o espetáculo do nosso extremo João Balseiro e do nosso poste Zane Waterman. O equilíbrio na partida, adoçado pelo triplo do nosso base Francisco Albergaria, encetou uma fase de parada e resposta. Até ao intervalo, a superioridade nos ressaltos (9) e a velocidade no ataque permitiu à nossa Oliveirense selar a vantagem. Antes da buzina para o descanso, o nosso base Derrick Colter confirmou nova cambalhota no resultado (40-39).
Na pausa, a nossa União liderava a estatística de ressaltos (18), roubos de bola (3), pontos em segunda tentativa (11) e desde o banco (16). Em termos individuais, o nosso extremo Shaun Willett (8pts / 5res / 1as) e o nosso poste Zane Waterman (9pts / 2res / 1as) eram motivo de destaque, assim como o nosso base Francisco Albergaria, que havia assinado quatro assistências, o melhor registo.
O regresso do balneário devolveu ao court uma formação azul e branca dominadora. A muralha defensiva da nossa Oliveirense foi derrubada e o brilho ofensivo desvaneceu. Num terceiro quarto de sentido único, os time-outs e os ajustes táticos não surtiram efeito para contrariar o ímpeto dos visitantes, pelo que o parcial registado foi de 09-25.
A missão da nossa equipa previa-se muito difícil. Ainda assim, o ambiente no nosso pavilhão continuou frenético, e foi impulsionado pelo acerto do nosso extremo João Balseiro em zona exterior. Mas não foi suficiente, pois a formação portuense rapidamente voltou a assumir o ritmo do jogo, replicando a organização e o acerto de outros quartos. A última buzina soou depois de três pontos assinados pelo nosso extremo Shaun Willett (66-84).
Num duelo em que a nossa equipa foi superior nos roubos de bola (6), pontos em segundas oportunidades (16) e desde o banco (26); foi pela eficácia que se escreveu o desfecho. Todavia, os nossos atletas concretizaram 16 pontos em 18 possíveis desde a linha de lance livre.
Evolução do marcador:
- 1º Quarto: UD Oliveirense 16-18 FC Porto
- 2º Quarto: UD Oliveirense 24-21 FC Porto
- 3º Quarto: UD Oliveirense 9-25 FC Porto
- 4º Quarto: UD Oliveirense 17-20 FC Porto
- Resultado Final: UD Oliveirense 66-84 FC Porto
O extremo Shaun Willett foi o elemento mais valorizado da nossa União.
Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 16 / 7 / 1
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 9 / 3 / 1
Ricardo Monteiro / 2 / 2 / 1
João Grosso / 2 / 2 / 0
João Guerreiro / 7 / 2 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 11 / 5 / 1
Pedro Catarino / 2 / 1 / 0
João Balseiro / 11 / 1 / 0
Raven Barber / 3 / 1 / 0
Francisco Albergaria / 3 / 1 / 6
Todas as estatísticas podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.
Todas as fotografias da receção ao FC Porto estão no nosso Facebook.
No final do encontro, o nosso capitão Renato Azevedo e o vice-presidente do nosso clube, Hélder Albergaria, analisaram a exibição e lançaram os próximos desafios da nossa Oliveirense.
Antes do resultado diante do FC Porto, o quarto lugar para os play-offs da Liga Betclic já se encontrava definido.
Obrigado aos nossos adeptos que voltaram a animar o nosso Pavilhão Dr. Salvador Machado! Seguimos caminho (sempre) unidos.
No próximo sábado (23 de abril), às 21h, a nossa Oliveirense viaja até Lisboa para medir forças com o Sporting CP. O encontro vai ser transmitido pela RTP e pela FPBTV.
Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!