A nossa Oliveirense viajou este sábado até Lisboa para medir forças com o Sporting CP. Na antevisão à partida, o nosso preparador físico, Rafael Vaz avaliou o crescimento da nossa equipa e analisou as valências do adversário.
Num duelo que contou com transmissão na FPB TV, e que começou com equilíbrio, a formação leonina conseguiu a dianteira do marcador. Mas a resposta da nossa equipa não tardou e, depois de um roubo de bola a meio-campo, o nosso atleta Shaun Willet voou para confirmar a reviravolta da nossa Oliveirense. Neste primeiro quarto (17-18) a nossa União conseguiu seis ressaltos defensivos, importantes para quebrar as investidas adversárias.
Para o segundo parcial, o nosso coach João Figueiredo, aproveitou para mexer no xadrez tático. Num quarto em que os pontos demoraram a somar, o nosso atleta Raven Barber, à passagem do quarto minuto, restabeleceu a igualdade, ao concretizar um “gancho”. O caminho para o intervalo foi feito, sem surpresa, pleno de intensidade, e a formação lisboeta escolheu a zona exterior para lançar.
Quando soou a buzina para a pausa, o marcador assinalava 31-27. A nossa União igualou a quantidade de ressaltos defensivos (6) e conseguiu 14 ressaltos no ataque. Ao intervalo, o nosso atleta Shaun Willet já registava um duplo-duplo: 10 pontos, 10 ressaltos e duas assistências.
Regressados do balneário, a turma da casa conseguiu dilatar a vantagem. Minutos depois, surgiram as respostas da nossa equipa, através dos triplos de Francisco Albergaria e João Guerreiro, e da eficácia no lance livre de João Balseiro. Num quarto de parada e resposta, o marcador foi fixado em 49-44.
No último parcial, a equipa verde e branca voltou a distanciar-se, sobretudo pelo acerto em zona de três pontos. Pressionando a toda a largura do court, recorrendo a marcações duplas e procurando capitalizar as oportunidades, a nossa Oliveirense tentou aproximar-se no resultado. Ainda assim, estava ditado o término da nossa sequência vitoriosa. Quando soou a buzina para o fim do duelo, o resultado estava definido: 75-61.
Apesar da derrota, a nossa equipa foi superior no capítulo dos ressaltos (50), dos pontos em segunda tentativa (15) e a partir do banco (22). Com este resultado, permanecemos no quarto lugar da Liga Betclic.
Evolução do marcador:
- 1º Quarto: Sporting CP 17-18 UD Oliveirense
- 2º Quarto: Sporting CP 14-9 UD Oliveirense
- 3º Quarto: Sporting CP 18-17 UD Oliveirense
- 4º Quarto: Sporting CP 26-17 UD Oliveirense
- Resultado Final: Sporting CP 75-61 UD Oliveirense
O atleta Shaun Willet foi o nosso elemento com maior valorização: 12 pontos, 14 ressaltos e três assistências.
Atleta / PTS / RES / AST:
Shaun Willett / 12 / 14 / 3
Feliciano Neto / 0 / 0 / 0
Derrick Colter / 8 / 0 / 0
Ricardo Monteiro / 8 / 5 / 1
João Grosso / 2 / 3 / 1
João Guerreiro / 6 / 3 / 0
Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
Rui França / 0 / 0 / 0
Zane Waterman / 5 / 10 / 0
João Balseiro / 6 / 2 / 2
Raven Barber / 8 / 3 / 0
Francisco Albergaria / 6 / 2 / 4
As estatísticas da partida no reduto do Sporting CP podem ser consultadas no site da FPB e da FIBA.
O nosso atleta Pedro Catarino consta do boletim clínico.
No próximo sábado (19 março), a nossa Oliveirense voa até à Madeira para acertar calendário com a equipa que representa o arquipélago no campeonato. A partida no pavilhão do CAB Madeira, relativa à 20ª jornada da Liga Betclic, começa às 15h e conta com transmissão na FPB TV.
Crescemos Juntos, Caminhamos Juntos!
Somos União!