A nossa Oliveirense deslocou-se esta quinta-feira a Lisboa para disputar a partida inaugural dos 1/4 de final dos playoffs da Liga Placard. Na antevisão ao encontro frente ao SL Benfica, o nosso coach, prof. Norberto Alves, e o nosso atleta João Guerreiro lançaram os dados para o duelo.
Num jogo que contou com transmissão na app da FPB TV, a formação da casa entrou melhor, criando desde início uma diferença pontual de 11 pontos.. A nossa União conseguiu pontuar à passagem da metade do 1º quarto, pelas mãos do nosso atleta Terrell Carter. Ainda que a nossa equipa operasse sucessivas aproximações no mercado, o parcial terminou com 23-14.
No arranque do 2º quarto, o nosso atleta Travis Munnings assinalou o caminho da recuperação. Com um contributo importante da superioridade no capítulo dos ressaltos, os nossos atletas foram capazes de conquistar a frente do marcador. Porém, a resposta do adversário inverteu o rumo da partida. Até ao intervalo, a nossa União não permitiu uma distância pontual acentuada, pelo que, ao soar da buzina, a equipa anfitriã vencia 44-42.
Regressados dos balneários, os nossos atletas apresentaram um nível de coesão defensiva maior, o que permitiu voltar à frente do duelo. Com diferenças mínimas até ao final do 3º quarto, a nossa Oliveirense liderava por 62-63 à partida para o quarto final.
O nosso atleta Justin Alston ampliou a vantagem da nossa União no começo do último parcial. Contudo, a resposta do adversário, com acerto ofensivo e controlo defensivo, permitiu virar o resultado e agarrar a vantagem na eliminatória. No final do encontro, o marcador assinalou: 95-89.
Para este desfecho contribuiu, em parte, a pressão defensiva colocada pelo adversário, que se traduziu num número superior roubos de bola, assim como turnovers pela nossa equipa. Ainda que a nossa União tenha sido superior no capítulo dos ressaltos (46) e das assistências (23), os pormenores ditaram o resultado, como a eficácia inferior na linha de lance livre (84% vs. 75%).
Evolução do marcador:
- 1º Quarto: SL Benfica 23-14 UD Oliveirense
- 2º Quarto: SL Benfica 21-28 UD Oliveirense
- 3º Quarto: SL Benfica 18-21 UD Oliveirense
- 4º Quarto: SL Benfica 33-26 UD Oliveirense
- Resultado Final: SL Benfica 95-89 UD Oliveirense
O nosso atleta Justin Alston (23pts, 8res, 1as) foi o elemento da nossa Oliveirense com maior valorização. O nosso extremo norte-americano foi o artilheiro máximo da partida, e o nosso capitão José Barbosa concretizou o maior número de assistências (8).
- Atleta / PTS / RES / AS
- EC Matthews / 21 / 5 / 6
- Larry Austin / 2 / 6 / 2
- Travis Munnings / 8 / 6 / 3
- João Grosso / 9 / 5 / 0
- José Barbosa / 8 / 2 / 8
- João Guerreiro / 8 / 2 / 0
- Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
- Rui França / 0 / 0 / 0
- Terrell Carter / 8 / 5 / 1
- João Balseiro / 2 / 0 / 1
- Justin Alston / 23 / 8 / 1
- Francisco Albergaria / 0 / 1 / 1
Todas as estatísticas podem ser consultadas na FIBA e FPB.
O nosso atleta Thomas De Thaey encontra-se a recuperar de lesão, por isso consta no boletim médico da nossa União.
O próximo desafio da nossa Oliveirense está agendado para este sábado (24 de abril), novamente no reduto do SL Benfica. O 2º jogo dos 1/4 final da Liga Placard está agendada para as 19h e conta com transmissão na app da FPB TV e na BTV.
Obrigado a todos os adeptos da nossa União que partilharam a sua fibra e paixão pela nossa equipa. Seguimos o nosso caminho, sempre unidos!
Todas as fotografias da partida frente ao SL Benfica, pela lente da FPB, podem ser consultadas no nosso Facebook.
Caminhamos Juntos, Crescemos Juntos.
Somos União!