Este sábado, dia 2 de fevereiro, no nosso Pavilhão Dr. Salvador decorreu o duelo entre a nossa Oliveirense e o FC Porto. Esta partida contou com transmissão na RTP2. Podes ver ou rever o duelo nos links abaixo.
1ª parte.
2ª parte.
Começo atípico
A nossa equipa deparou-se com um adversário forte, que dominou o começo da partida, alcançando uma vantagem de dez pontos no marcador. A dificuldade em perfurar a defesa adversária foi superada, com a recuperação no marcador e, até, a reviravolta. Ainda assim, o Porto mostrava maior eficácia ofensiva e chegou ao fim do primeiro quarto na frente (23-24).
Alternativas ao muro
O segundo quarto voltou a mostrar a face ofensiva e eficaz do Porto. Por sua vez, os nossos atletas continuavam à procura da chave para abrir o muro adversário. Na conversão de lançamentos livres esteve a solução nesta fase do jogo. Os pupilos do nosso Coach e professor Norberto Alves não desistiam, apesar das adversidades.
Em tempo de intervalo, o marcador assinalava: UD Oliveirense 41-48 FC Porto.
A chave esteve na raça e eficácia
O reatar da partida ficou marcado pela intensidade de jogo crescente, tanto dentro do ‘court’, como fora do mesmo. Dentro de campo os nossos atletas entregavam-se totalmente aos lances. Fora dele os nossos adeptos saltavam das cadeiras, faziam-se ouvir e ajudavam a remar rumo à vitória.
Ao fim de dois minutos jogados, a nossa União voltava à frente do marcador. Thomas De Thaey e Travante Williams, pela raça e eficácia, assim como José Barbosa, pelo forte peso na construção de jogo, são motivos de destaque. De salientar os olhares e interações com o público, espelho da cumplicidade dos nossos atletas e dos seus adeptos.
O adversário de hoje não deitava a toalha ao chão e continuava a responder. Assim, à partida para os últimos dez minutos, o marcador assinalava uma curta vantagem da nossa equipa (67-65).
Fibra de Campeão
Não há jogos fáceis. Esta é a garantia de todo o grupo de trabalho. Pelo desenrolar do duelo, este talvez fosse dos mais difíceis. Ninguém queria perder, todos sentiam que a vitória poderia estar perto. No último quarto, sobressaiu a fibra da nossa equipa, que cada vez se aproximava do 17º triunfo da época, em competições oficiais. A vantagem continuou a crescer, com jogadas que provam a união dos nossos atletas e, acima de tudo, que ninguém desiste, em algum momento.
Nos últimos minutos, a vantagem da nossa Oliveirense estava segura, os jogadores sorriam, sentindo que o triunfo estava assegurado, e eis que cânticos alusivos ao título de campeão nacional, assim como cachecóis e luzes de telemóveis surgiram. Momentos que trazem à memória jogos da fase final da última temporada. Juntos somos mais fortes, nunca é de mais lembrar.
No fim, o marcador assinalou: UD Oliveirense 93-80 FC Porto.
Todas as imagens do duelo aqui.
Thomas De Thaey voltou a ser o MVP, com 21 pontos, 7 ressaltos e uma assistência. James Ellisor também esteve em destaque, tendo conquistado também 21 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências. Todas as estatísticas da partida aqui e aqui.
Atleta / Pts / Res / As
- Williams / 17 / 3 / 4
- Coleman / 8 / 2 / 0
- André Bessa / 4 / 1 / 1
- Barbosa / 8 / 3 / 7
- João Guerreiro / 12 / 5 / 0
- Francisco Albergaria / 0 / 0 / 0
- Renato Azevedo / 0 / 0 / 0
- Rui França / 0 / 0 / 0
- Thomas Thaey / 21 / 7 / 1
- João Balseiro / 0 / 1 / 2
- James Ellisor / 21 / 6 / 2
- Marko Loncovic / 2 / 1 / 0
Este domingo, dia 3 de fevereiro, pelas 16h30, a nossa equipa desloca-se à Póvoa de Varzim para defrontar o CD Póvoa, para a Taça de Portugal. O triunfo assegura a presença na ‘final-eight’ da competição.
Hoje provamos, uma vez mais, que unidos somos ainda mais fortes. Seguimos Juntos.
Caminhamos Juntos, Conquistamos Juntos. Somos União!